Como escrever um texto com qualidade tipográfica profissional? (parte 2)

Danny Tonidandel · November 15, 2019

Antes de continuarmos, falemos um pouco da instalação do ambiente de edição e das instalações nos diferentes sistemas. Como não é o foco aqui, vou me atentar somente a links com sugestões de instalação para os sistemas operacionais GNU/Linux, Windows, MacOS, e na Nuvem:

GNU/Linux:

basta utilizar o gerenciador de aplicativos da sua distribuição Linux favorita e instalar os pacotes texlive-fulll, que reune todos os requisitos necessários para a utilização do \LaTeX. O texlive é a base sob a qual o sistema funciona. Como editor de texto, a sugestão é o texstudio:

Se prerefir utilizar a linha de comandos, entre com os comandos abaixo (o sistema irá pedir sua senha de supeprusuário depois do primeiro comando):

$ sudo su
# apt update && apt install texlive-full && apt install texstudio

Após isso basta abrir o editor de texto texstudio no seu menu de aplicativos e começar a utilizar o programa:

Editor TexStudio

É altamente recomendável utilizar um sistema operacional GNU/Linux para rodar o \LaTeX. Quem tiver interesse, assistir o tutorial de instalação de uma distribuição leve e intuitiva, o Linux Mint.

Windows:

Há uma distribuição completa disponibilizada pelo TUG (TeX and friends) chamada ProTeXt para o “Janelas”, que instala o MikTeX (conjunto de pacotes básicos + o editor TeXStudio) . É um arquivo grande (cerca de 3.0GB), auto executável.

MacOs:

Há uma distribuição do TexLive para o MacOS, também disponibilizada pelo TUG chamada MacTeX. Na página é possível encontrar instruções de instalação e download dos programas.

Instalação em “Nuvem”:

Uma evolução da computação foi certamente a possibilidade de execução de aplicatitvos em nuvem. Há um sistema completo de desenvolvimento em \LaTeX que pode ser executado totalmente online, chamado OverLeaf. Embora não seja um sistema livre e de código aberto, o Overleaf possibilita a criação de projetos em \LaTeX totalmente sem cobranças, além de não ser necessária nenhuma instalação anterior. Basta criar uma conta e começar a utilizar! O sistema possui um editor de texto integrado com a exibição do pdf ao lado em tempo real. É muito útil para projetos colaborativos, pois é possível que várias pessoas, ao mesmo tempo, editem o arquivo .tex:

OverLeaf

Twitter, Facebook